domingo, 18 de dezembro de 2011

José Paivinha - UTAD- Vila Real





Sou estudante de eng electro e de computadores na mui nobre universidade de tras-os-montes e alto-Douro (UTAD- Vila Real). A Fátima pediu-me um texto com a minha opinião em relação as praxes.
Eu vou falar de 3 coisas que considero importantes, o que é a praxe para mim, a minha vivência com a praxe e a minha opinião em relação aos movimentos anti-praxe....
Amores anti-praxe, SÓ É PRAXADO QUEM QUER... Ninguém é obrigado a ser praxado ou a fazer seja lá o que for, para isso, como em qualquer lugar civilizado, existem códigos e regras a serem seguidas, agora como tudo na vida, há sempre aqueles que exageram... MAS EXAGERAM SE O CALOIRO(A) ASSIM O DEIXAR..... Enquanto eu fui praxado sempre me disseram, e está no código de praxes da minha Universidade, apartir do momento em que consideres que estejas a faltar ao respeito a alguém, ou que vá contra as tuas crenças, TENS O DIREITO DE RECUSAR....

Algo muito importante é saber entrar no espirito, saber brincar, saber apreciar o que te estão a dar... A praxe serve para abrir os olhos as pessoas que nunca viram nada desta vida, mostra que tudo segue uma hierarquia e que sem respeito e humildade tu nunca serás ninguém, nas praxes entras garoto e sais um homem, com novos horizontes e com novas ideias sobre tudo....
No meu curso, todos os dias, desde as 9horas(inicio das aulas), até à meia-noite, andamos sempre com os nossos praxadores, para almoçar, para passear, para as praxes, seja lá para o que fosse... estava sempre alguém junto conosco...

No primeiro dia disseram.nos assim, a um grupo de pessoas que tremiam de medo ao ver as capas negras a roçarem o chão, "olhem bem para as pessoas a vossa volta, passarão todo o tempo com eles apartir de hoje, descubram de onde são, quem são, o que gostam, o que querem ser, porque vieram para aqui, até ao fim do dia, vocês já têm que se conhecer a todos".
Depois disso dito, todos se juntaram numa enorme mancha negra e gritaram a altos pulmões o hino do nosso curso, nunca mais me vou esquecer do arrepio que me passou por todo o corpo, enquanto olhava para eles de mãos ao peito, caras vermelhas e as veias do pescoço a saltarem....



ELECTRO SOMOS OS MAIORES
ELECTRO DA UTAD SENHORES
ELECTRO NINGUÉM NOS FAZ FRENTE
ELECTRO SOMOS OS MAIS PONTENTES
(3x, a subir de alto, para muito alto e para o máximo q poderes)



Eu fui praxado, sobrevivi e adorei, e não há melhor experiência que essa, jamais me irei esquecer das tarde agarrado a halls de mel e cházinhos de limão para recuperar uma garganta já exausta de tanto gritar, para poder chegar á noite, e todos os cursos na Câmara saberem onde Electro estava a ser praxada, enchi que nem um animal, fiz ali a minha nova família, onde nos tratamos por irmãos, porque isso é o que realmente sentimos uns pelos outros, uma enorme irmandade que nada pode quebrar, não só com caloiros, como com o pessoal que nos praxou, porque chegasse a um certo ponto em que se percebe... Somos todos um...
Hoje em dia, se precisar de algo, sei que qualquer pessoa ao meu lado de electro, fará tudo por mim, desde caloiros, grandes-animais(2matr), Engenheiros(3matr), mestres(4matr), grão-mestres(5matr) e veteranos(6mtr para cima), inclusive, a minha madrinha é um veterano do meu curso ...





Sem comentários:

Enviar um comentário